sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cidadania


Dois amigos viraram 3, 3 amigos viraram quatro, as idéias só aumentam trocar idéia é muito bom.Ver a loucura alheia, sentir que você não é o único que bota a cachuleta para funcionar, Sentir... Sentir que talvez tudo que nós escrevamos não será em vão, pois nós mesmos vamos ler e discutir.


As palavras só me impressionam a cada dia, conheci um mundo que antes era inabitado, um mundo de viagens para marte e júpiter, um mundo com políticos honestos, amor ao próximo, um mundo em que eu e meus amigos iríamos parar de reclamar e começar a agir.


Vamos para o que interessa.


Em épocas de eleições, escuto muito por aí: Votar é o maior exercício de cidadania!
E como os atores globais batem no peito ao proclamar essa frase, eu até me emociono, quanto amor ao país, quanto patriotismo! É lindo de se ver.


Mas é engraçado. Chega a ser cômico. Ser cidadão, é panfletar a rua o máximo que puder, é infernizar a vida da população durante alguns meses, para chegar à conclusão de quem é o mais porco e o mais barulhento. Acho que isso é que é ser cidadão. Ser cidadão é jogar o máximo de lixo que puder nas ruas, afinal eu não vou limpar mesmo. Ser cidadão é ser hipócrita e mesquinho, é não estar nem aí para os próximos, afinal, quem são os próximos?
A cada dia vejo pessoas mais egoístas, o que importa é o MEU, o do outro que se dane.
A cada dia vejo olhos mais famintos, mais ambiciosos, mais selvagens.
Será que tudo isso é que é ser cidadão?
Será que eu posso estragar minha cidade, a vida dos outros e tudo mais que aparecer pela frente e no dia da eleição exercer o meu maior ato de cidadania, e ser automaticamente absolvido de todas as besteiras que eu fiz quando apertar a tecla confirma?
Pense nisso. Pense se o que você faz é o suficiente, se não da para fazer mais. Reclamar é muito fácil, mas mudar, agir, fazer é que é difícil.
Vamos pensar, vamos enfumaçar essa cachuleta que é para isso que ela serve, e vamos começar a agir também.
Vamos virar VERDADEIROS cidadãos.
Vamos não só viver de bem conosco, e sim viver de bem com todos!
Fica aqui meu abraço a qualquer um que estiver lendo. Com amor, carinho e cidadania.


Por: Augusto Sotero


Um comentário:

rodrigo disse...

Difícil mudar alguma coisa se até nós mesmos entramos na onda e cantamos os jingles dos candidatos.
Tantos tentam me fazer crer que essa palhaçada vai mudar através do voto... tsc tsc. Não acredito na política como força transformadora a curto ou médio prazo. Não nessa política que tem em cada representante um ambicioso louco pra se apoderar do que é coletivo; não nessa política que cobra impostos da população e emprega em dois ou três projetos que se multiplicam na hora do marketing; não nessa política que exige que o povo fiscalize as ações dos gorvenantes enquanto esses mesmos q vêm à televisão pedir o SEU voto, dizem que não fizeram nada de errado, passam a bola pra outros políticos q dizem a mesma ladainha do "não fui eu".
Enquanto formos essa nação de egoístas e inertes, eu continuarei a não acreditar na política.